David Naggar: "A autopublicação é uma loucura. Ela cresce mais rápido aqui que em qualquer outro país".

David Naggar e Alex Szapiro
O Estadão de hoje publicou uma entrevista com David Naggar, vice-presidente de Conteúdo do Kindle. Um dos trechos da entrevista falar sobre a opção feita pela DMP - a auto-publicação.


Livro digital é caro no Brasil e editores têm medo de desconto, diz vice-presidente da Amazon

MARIA FERNANDA RODRIGUES
03 Dezembro 2015 | 06:00

Serviços de assinatura e de autopublicação são o futuro do mercado, diz David Naggar, executivo da livraria americana


Há três anos, a Amazon chegava ao Brasil para vender livro digital. Há um ano e meio, começava a comercializar livros impressos. Nesse período, ofereceu frete internacional pelo valor de frete local, lançou programas de autopublicação e de assinatura de e-books. Mas, de acordo com o mercado, ela não vende como esperado. O americano David Naggar, vice-presidente de Conteúdo do Kindle, no entanto, diz que está feliz com os resultados, especialmente dos títulos autopublicados, que já respondem por 30% da lista de mais vendidos. Ele falou aoEstado na sede da empresa, em São Paulo, ao lado de Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil.
Como avalia o momento?
Vai tudo muito bem. Os editores estão cada vez mais animados com o digital. Os consumidores estão respondendo bem à oferta de livros em português e em outras línguas. Os e-readers vendem bem e a autopublicação é uma loucura. Ela cresce mais rápido aqui que em qualquer outro país e os livros autopublicados já respondem por 30% da lista de mais vendidos toda semana.
Vão bem porque são mais baratos?
Sempre começa com um bom livro. Um conteúdo barato, mas ruim, não vende porque ele traz consigo várias avaliações negativas. E, entre dois livros bem avaliados, vende mais o que for mais barato. O gap de preços entre os livros publicados de forma tradicional e de forma independente contribui para o crescimento.
No Brasil, a Amazon não conseguiu, como em outros países, o controle sobre o preço do e-book.
É diferente em cada país. Mas quando vemos o crescimento do Kindle Unlimited e da autopublicação, o apetite do consumidor fica claro. Se os preços são altos demais, esses consumidores têm, hoje, alternativas. E eles estão indo atrás delas.
Leitura em telefone já é algo significativo?
Sim, e está crescendo muito.
Livros estão sendo vendidos. E estão, de fato, sendo lidos?
Sim, e inclusive pagamos os autores do KDP por páginas lidas. As pessoas estão lendo bilhões de páginas. Editores, especialmente da área de didáticos, adorariam essa informação, mas ainda não fomos a esse nível de detalhe. Definitivamente, as pessoas estão lendo.

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