U-Matic, Betacam e outras preciosidades da memória


Estou fazendo uma pesquisa historica na TV Cultura para um novo projeto. Pedi uma série de vídeos de 20, 30 anos atrás. Reportagens, programas de variedades, etc. Tive a boa surpresa de saber que os vídeos estão preservados. A outra boa notícia foi ver que eles preservam também os players desses vídeos. Como esse Sony U-Matic acima. Ouo Ampex Betacam abaixo:



Tudo funciona perfeitamente. Me lembrou dos tempos em que escrevia e produzia programas para a rede Manchete, na década de 1980. O esquipamento era esse aí. E os monitores eram invariavelmente esses Sony HR Trinitron escuros, espalhados em todas as salas de edição pelas quais passei:


Pois é. Para preservar a memória das emissoras de TV - e tantas foram destruídas - é importante não apenas preservar as mídias. É preciso manter os equipamentos funcionando também. E, se possível, fazer o que a rede Globo faz: digitalizar TUDO e manter o acervo organizado e guardado. A TV Cultura, com seu passado glorioso, está fazendo o que pode. Não é fácil ter espaço tantas "fitinhas" como essa:

Comentários

Postagens mais visitadas