História Aberta - Perguntas e Respostas Parte 1


P - Por que “História Aberta”?
DM - Nós somos educados com o conceito de História Fechada. Nela, só o que pode ser explicado é aceito. Ficamos resumidos a feitos humanos mais óbvios e as condições naturais. O que não pode ser explicado cai na vala das lendas e mitos folclóricos. A História Aberta abre a possibilidade de que algumas dessas narrativas "fantasiosas" descrevam fatos reais, vistos com os olhos de milênios atrás.

P - Por exemplo?
DM - Quase todas as religiões e tradições se referem a um período em que a Terra recebeu a visita de “deuses”. Mas alguns desses seres se envolveram com mulheres terrestres e geraram filhos poderosos. que em parte tiveram que ser exterminados. Mas que com isso deram um forte empurrão para que a humanidade desse um salto civilizatório. Quando a mesma lenda é contada de formas diferentes em pontos distantes do planeta, por povos que supostamente nunca se encontraram, algo está estranho.

P - Parece filme de super herói.
DM - Nada no mundo faz mais sucesso que filmes de super heróis. Por que? Ninguém conseguiu explicar até agora. Às vezes parece que temos essa narrativa plantada em nossos DNAs há milênios. Histórias de super heróis seriam a forma contemporânea de lembrar fatos que remontam ao início das civilizações.

P - Qual dessas histórias é sua favorita?
DM - Não tenho uma favorita. Mas uma das mais espantosas é a história de Gilgamesh, um ser tão grande que é representado segurando um leão no colo, como um gatinho. É a epopeia mais antiga da humanidade, registrada em placas de barro encontrados no que é hoje o Iraque. Reproduz uma história complexa, grandiosa, com todos os elementos de um blockbuster - dois super heróis, sexo, romance, sede de vingança, batalhas épicas…

P - O que esse livro pretende provar?
DM - Nada. Como está escrito no prefácio, este é um livro de possibilidades, não de fatos científicos. O que temos são lendas, narrativas, inscrições em cavernas, livros sagrados. História Aberta é um livro para abrir mentes, e tentar ajudar os leitores a enxergar novas possibilidades para a existência humana.


P - Erich Von Däniken já escrevia sobre alienígenas do passado em seu livro “Eram os Deuses Astronautas” em 1968.

DM - Von Däniken foi o grande popularizador desse tema. Mas não é o dono do assunto. Existe uma vasta bibliografia nessa linha. E hoje temos vários programas de TV explorando esse tema, o que é muito bom, me parece. Para escrever o livro eu fui direto a fontes originais, como o Velho Testamento, o Livro dos Mortos (do Antigo Egito) e a Epopeia de Gilgamesh.

(Continua)

À venda na Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas