Soveral-2018: a preservação cultural é tarefa para cada um de nós





Todos sabemos o quanto a memória cultural do Brasil é maltratada. Nossa reação natural é xingar "o governo" ou "o povo". Eu decidi parar de xingar e começar a agir. A preservação da memória é obrigação de cada um que pensa no futuro. E tem muito brasileiro fazendo isso sem qualquer remuneração, misturando prazer com consciência histórica.

No meu caso, esse trabalho voluntário de preservação está focado na obra de Helio do Soveral (1918-2001), o maior escritor pop do Brasil. O pesquisador Leonardo Nahoum está levantando outras áreas da vasta produção de Soveral, que foi multimídia muito antes desse termo existir. Escreveu romances, roteiros para cinema (como Este Mundo é um Pandeiro), histórias em quadrinhos, livros de bolso (como o clássico K O Durban), coleções de livros juvenis (Turma do Posto 4, Missão Perigosa, Os 6) e o popularíssimo Teatro de Mistério.





O Teatro de Mistério foi ao ar pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro entre o fim da década de 1960 e o início da de 1980. Representou a última produção de peso do rádio teatro brasileiro. No Rio, chegava a disputar audiência com a TV. Na verdade, Soveral foi o criador da ficção policial no Brasil, com as aventuras do Inspetor Marques, da (fictícia) Polícia Judiciária.

Marques foi o primeiro herói do Teatro de Mistério, interpretado por Rodolfo Meyer. Com a morte do ator, Soveral trocou Marques pelo Inspetor Santos, na voz de Domício Costa. O programa se espalhou pelas rádios brasileiras. Apresentava complicadas tramas policiais num cenário carioca bem diferente do atual. O Inspetor Santos é um Sherlock Holmes que circula na Avenida Atlântica e viaja de ônibus para Petrópolis.

Felizmente alguém preservou 314 episódios gravados pelo elenco da Rádio Nacional entre a metade da década de 1970 e a metade da década de 1980. Parte desse material circula pela internet de maneira esparsa. Agora criei um site específico para o Teatro de Mistério. Ele vai adicionar episódio por episódio de maneira organizada. E pela primeira vez inclui ficha técnica, elenco, sinopse e informações adicionais.

É apenas o primeiro passo para a comemoração do Centenário de Helio do Soveral. Que, por mim, não será esquecido. Nunca mais.

Para conhecer o novo site Teatro de Mistério de Helio Soveral, clique aqui.


(Publicado originalmente no LinkedIn).

Comentários

Postagens mais visitadas