DMP lança novo site: Teatro de Mistério de Helio do Soveral


No ano que vem o maior escritor pop do Brasil, Helio do Soveral, completaria 100 anos de idade. Infelizmente faleceu num estúpido acidente numa avenida de Brasilia. E o pior: morreu esquecido, acolhido apenas pela filha Anabeli. O homem foi um fenômeno cultural, o primeiro autor multimidia (muito antes da invenção do termo), o criador da ficção policial brasileira, o homem que superou Ian Fleming com seu espião K O Durban.

Eu entrevistei Helio do Soveral duas vezes, uma para a revista Status e outra para a revista VIP. Nos tornamos bons amigos, e eu nunca escondi sua influência na criação do meu Detetive Castro. Como adolescente, fui um dos muitos fanáticos da minha geração pelas aventuras de K O Durban. Como tantos outros, achava que eram livros de bolso escritos no exterior até descobrir que seu autor era um português cidadão do bairro de Copacabana. 


Entre muitos outros talentos, Soveral foi o autor de um marco do radio-teatro brasileiro, o Teatro de Mistério. O programa fazia enorme sucesso transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e depois foi distribuido para emissoras do resto do Brasil, entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1980. Felizmente mais de 300 episódios gravados a partir de meados da década de 1975 foram preservados digitalmente. E com o Teatro de Mistério, preservou-se a arte do rádio-teatro, hoje praticamente extinto no nosso país (mas com crescente prestígio em países como Alemanha, Reino Unido e EUA).


O site vai apresentar os episódios de Teatro de Mistério pela primeira vez com créditos, ficha técnica, elenco, sinopse e curiosidades, O primeiro episódio é "As Mariposas Morrem ao Amanhecer". Nele, o Inspetor Santos (Domício Costa) investiga o atropelamento de uma garota de programa, uma atividade que na época levava o apelido de "mariposa". Auxiliado pelo ajudante Minoro (Caue Filho), Santos investiga o caso para provar que o atropelamento não foi acidental. O cenário, como quase sempre, é um Rio de Janeiro nostálgico, cheio de personagens curiosos e situações que não existem mais. Este site faz parte das comemorações pelo centenário deste grande nome da cultura brasileira, a quem o país deve um reconhecimento à altura.

Para conhecer o site Teatro de Mistério de Helio de Soveral, e ouvir o primeiro episódio, clique aqui.

Comentários

  1. E bom frisar,que,apos a morte do ator MILTON RANGEL,em 1972,que interpretava o INSPETOR MARQUES,o ator DOMICIO COSTA assumiu o posto,como INSPETOR SANTOS e,num dos episodios da serie nessa epoca,surgiu o personagem MINORO,interpretado por CAHUE FILHO... Tanto Domicio Costa,como Cahue Filho,trabalharam juntos nao so nessa serie,como tambem em JERONIMO,O HEROI DO SERTAO,de Moises Weltman,ja que, MILTON RANGEL,acumulava os papeis de JERONIMO e do INSPETOR MARQUES respectivamente...Antes do Milton Rangel,quem interpretava o INSPETOR MARQUES,na epoca,era o radioator e dublador JOSE AMERICO,que dublava no Seriado americano da Globo em 1977,o chefe da equipe da SWAT... Era dele,essa voz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outrasbossas.blogspot.com/2007/02/teatro-de-mistrio-n-01-assassino-de_19.html

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas