O pai de James Bond na Folha Ilustrada


No sábado passado a Folha de São Paulo publicou na Ilustrada um artigo escrito por mim sobre os livros de James Bond escritos pelo seu criador, Ian Fleming. Por coincidência, eu estava lendo as últimas páginas de uma ótima biografia de Fleming escrita por Andrew Lycett.

Lycett mostra com detalhes um período que eu conhecia menos sobre a vida de Ian Fleming: seus últimos anos de vida, quando o fenômeno tomou conta do mundo. A biografia mostra um autor auto-destrutivo a caminho da morte aos 56 anos. Estava tomado pelo tédio e desprezava o enorme sucesso dos primeiros filmes de James Bond estrelados por Sean Connery.

No artigo eu tento fazer uma análise muito resumida dos livros de Ian Fleming nos seus vários aspectos: estilo, influência, inspirações, detalhes psicológicos, etc. Acabou ficando o dobro do tamanho que a Folha tinha pedido. O assunto é tão rico que poderia ocupar o jornal inteiro.


O motivo para o convite é mais uma reedição dos livros de Fleming em português, dessa vez pela editora Alfaguara. O artigo de abertura é assinado pelo meu amigo e ex-colega de VIP, Thales de Menezes. Em mais um sinal que o fenômeno 007, está cada vez mais forte, a Folha deu chamada de primeira página para os nossos artigos:



Comentários

Postagens mais visitadas