Fitness e a arte de escrever


Malhar e escrever parecem atividades opostas. O escritor Bill Hayes, autor de 3 livros, juntou as pontas num artigo publicado hoje no New York Times. Hayes passou por uma fase de bloqueio criativo. E se tornou professor de ginástica numa academia. Nesse processo, ele rompeu o bloqueio e voltou a escrever (sem parar de malhar).

Em seu artigo, Bill Hayes enumera alguns princípios que servem para as duas atividades:

  1. Princípio da Especificidade - se você quer adquirir força nas pernas, treine especificamente para isso. Ao escrever escolha o que você quer desenvolver. Romance? Ensaios? Textos de humor? Não se perga em generalidades.
  2. Principio da Sobrecarga - procure seus pontos fracos (na academia e na escrita) e vá além dos seus limites. Tente coisas novas.
  3. Princípio da Progressão - uma vez que você atingiu alguns objetivos, não se acomode. Tente novas experiências. Trabalhe com sua agilidade na academia. Tente novas linguagens no texto.
  4. Princípio da Reversibilidade - se você não puder levantar peso na academia, invente outro modo de permanecer ativo. Caminhe. Se não conseguir escrever, procure outro meio de ser criativo. Fotografe.
  5. Princípio do Descanso - malhação obsessiva pode levar a lesões e fadiga crônica. Seu corpo vai pedir uma recuperação. (O autor malha dois dias e descansa um). A escrita pode virar uma compulsão. Assim como existe o tempo para escrever, é preciso ter o tempo para parar e descansar. Escrita e exercícios físicos precisam ser pensados em termos de longo prazo.

Para ler o artigo original de Bill Hayes (em inglês), clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas