"Faz Pouco Tempo" - memórias de uma vida intensa


Eu conhecia o Roberto Muylaert apenas como pai da minha amiga Marília quando ele me convidou para trabalhar ao seu lado neste livro de memórias.

Foram quatro meses de muitos depoimentos relembrando sua intensa vida profissional, primeiro como engenheiro, depois como publisher da editora Abril, presidente da Fundação Padre Anchieta, empresário musical, ministro no governo Fernando Henrique Cardoso e editor independente. Realizei também uma ampla pesquisa de imprensa e na sede da Cultura, juntando as peças do quebra-cabeças que representa qualquer biografia.

No caso de Roberto Muylaert, descobri uma história de sucessos constantes - menos no seu conturbado curtíssimo período como ministro. Ele participou do período mais rico da Abril, e foi o criador principal da revista Exame. De lá foi para a extinta (mas importantíssima na época) revista Visão, um marco da imprensa no período mais duro do regime militar. Ainda como editor, Roberto criou a Ícaro, a revista de bordo da Varig, tão bem sucedida que passou a ser vendida nas bancas. 

Com Chick Corea no Festival de Jazz
Mas sua conquista mais reconhecida foi "privatizar" a Cultura e transforma-la num exemplo de televisão pública competitiva. No seu tempo, a antiga RTC dava muita audiência e servia de referência para as emissoras comerciais.

Meu maior interesse nessa pesquisa foi a realização do primeiro Festival de Jazz de São Paulo, que reuniu a nata da nata dos músicos durante 10 dias mágicos de 1978. Eu me lembro de grudar na tevê durante horas, gravando (em áudio) cada um dos shows. Com o Roberto conheci muitas histórias de bastidores dessas apresentações que ficaram na minha cabeça para sempre (especialmente as de George Duke e Chick Corea). O livro revela também os detalhes da complexa operação que conseguiu trazer o jamaicano Peter Tosh para o Segundo Festival de Jazz em 1980.

Recebi o crédito em Faz Pouco Tempo como "Pesquisa e Coordenação". Foi o primeiro livro de um novo ciclo de biografias em minha vida profissional - e já estou no quarto. Aprendi muito nessa convivência com o Roberto. E desenvolvi com esse trabalho um método e um estilo de edição que estão me ajudando nessas novas realizações.

Comentários

Postagens mais visitadas