Qual o melhor editor de roteiro?

Quando comecei minha carreira, não existia computador. A gente tinha que escrever em máquinas elétricas, memorizando alguns comandos para dar alguma formatação aos scripts. Se errava, tinha que passar tintinha branca no papel. Ou jogar a folha fora e começar outra do zero. Imagina escrever uma telenovela inteira assim.


Quando surgiram os programas de script, foi uma alegria. Eles parecem adivinhar nossos pensamentos e com poucos comandos passamos da descrição de cena para os personagens, para os diálogos e assim por diante. 

Por um bom tempo usei o MovieMagic Screenwriter. Tinha que mandar importar, vinha caixinha numa caixa de papelão e estava num CD-ROM. Custava uma grana.  Depois de algum tempo ficava obsoleto e a gente tinha que comprar uma nova versão. A atual custa a partir de 169 dólares.

Na era dos programas na nuvem, passei para o Celtx. Primeiro assinei por alguns serviços complementares, depois descobri que não precisava deles e passei para o plano gratuito. Ele tem tudo o que eu preciso, e muito mais.  Na sua versão paga, o Celtx cumpre todas as funções necessárias para o cinema - espaço para storyboards, formulários para produção, análise automática do script e etc. Eu não preciso de mais nada. Outra característica excelente do Celtx é que ele permite escrever em vários formatos - cinema, audio, teatro, quadrinhos, etc.

Mesmo assim experimentei o Amazon Scripwriter. Ele é recomendado principalmente para quem está ainda iniciando e não quer se atrapalhar com tantos recursos. Mas, repetindo: é limitado. E temos programas como o Dramatica Pro, e o Final Draft, os mais poderosos.  Digamos que quem trabalha com grandes  produtoras precisa deles. Para o resto de nós não são tão necessários.  O WriterDuet é muito bom também e bem mais em conta.

Aqui vai  um artigo (em inglês) mostrando dez aplicativos gratuitos para roteiros

Comentários

Postagens mais visitadas