Entrevista: Jeffery Deaver, o herdeiro de Ian Fleming


Pouco antes de viajar para a Jamaica conhecer a casa onde Ian Fleming criou James Bond, entrevistei Jeffery Deaver por email. Qual a relação? Deaver é o sexto autor "oficial" da série 007 e portanto um herdeiro literário de Fleming. É um escritor americano (mora perto de Chicago) especializado em romances de aventura e suspense. Seus livros são vendidos em 150 países, e alguns deles já foram adaptados para o cinema e a televisão..

Aceitar o convite para escrever uma aventura de James Bond é um enorme desafio, e Jeffery Deaver foi além: deu um "reboot" literário no personagem, como se ele tivesse surgido agora, na segunda década do século 21. O resultado é o ótimo Carte Blanche, lançado no Brasil pela Record. A entrevista foi reproduzida no site Geração Pop Crush. Um trecho:


Dagomir Marquezi – Você é um escritor de grande sucesso. Mas qual é o tamanho da pressão quando se escreve um romance de James Bond?
Jeffery Deaver – É uma grande responsabilidade. Eu estava bem consciente que tinha um grande trabalho de manter todos os fãs de James Bond felizes. Bond é tamanho ícone na cultura internacional que eu tive que ter a certeza de fazer um bom trabalho. Mas escrever é sempre uma questão de desafios e eu respeito isso.
DM – Você fez o mais ousado reboot de James Bond desde… Ian Fleming. Esse recomeço foi ideia sua ou uma encomenda do editor?
JD – O reboot foi minha ideia, com a aprovação da família Fleming. Eu queria fazer com que a história fosse imediata e intensa.
DM – Existe uma ODG-SOE de verdade?
JD – A Overseas Development Group, que é a organização para a qual meu novo James Bond trabalha, é fictícia. Mas eu pesquisei muito nos vários serviços de inteligência e, sim, existem grupos reais muito similares ao Special Operations Executive (o departamento de Bond). Conversei com pessoas na CIA e no FBI. Eles foram muito prestativos.

Comentários

Postagens mais visitadas